quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mosteiros de Sanahin e Haghpat - Arménia

Confesso que não sei muito sobre a Arménia e tudo o que sei, sei por causa dos postais. Apesar de não saber muito sobre o país, fiquei logo com vontade de lá após receber estes postais. Estes dois mosteiros são fantásticos e estão classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. A Sini, para além de ter escolhido uns postais fantásticos, também escolheu muito bem os selos. 

Estes dois mosteiros bizantinos, na região de Tumanian, foram importantes centros de aprendizagem durante a dinastia de Kiurikian (século XIII). Sanahin era famoso pela sua escola de iluminadores e calígrafos. Os dois complexos monásticos representam o maior florescimento da arquitectura religiosa arménia, cujo estilo único se desenvolveu a partir de uma mistura de elementos da arquitectura eclesiástica bizantina e da arquitectura tradicional vernacular da região do Cáucaso.

Photo by Levon Bakhshyan

O monastério de Sanahin foi fundado no século X na província de Lori de Arménia.
O nome Sanahin traduzido literalmente do arménio, significa "este é mais velho do que aquele", presumivelmente representando uma reivindicação de ser um mosteiro mais antigo do que o vizinho Mosteiro Haghpat. As duas aldeias e seus mosteiros são semelhantes em muitos aspectos. 
Tal como acontece com Haghpat, Sanahin é cada vez mais frequentado por um número crescente de turistas, devido à sua recente inclusão nos itinerários de um grande número de agências de turismo arménio. O complexo pertence à Igreja Apostólica Arménia. No local existem numerosos khachkars, pedras com gravuras elaboradas representando uma cruz, e sepulturas de bispos. 

Photo by Levon Bakhshyan
O monastério de Haghpat, igualmente conhecido como Haghpatavank, é um complexo medieval monástico em Haghpat.
O mosteiro foi fundado pela rainha Khosrovanuysh, esposa do rei Bagratid Ashot III, provavelmente em 976.
A maior igreja no complexo, a catedral de Surb Nishan, foi provavelmente começada em 976 e terminada em 991 pelo rei Smbat. É um exemplo típico da arquitectura arménia do século X.
Existem várias outras estruturas no local. A pequena igreja pequena de Sourb Grigor de 1005; as duas capelas laterais adicionadas à igreja original, a maior construída no início do século XIII e a mais pequena, conhecida como "Casa Hamazasp", construída em 1257. Em 1245, foi construído um campanário de três andares de altura. Existem também a capela de Sourb Astvatsatsin, o scriptorium, e um grande refeitório que está fora dos limites do mosteiro.
O mosteiro foi danificado muitas vezes. Por volta de 1130, um terremoto destruiu partes do mosteiro e só foi restaurado cinquenta anos depois. Também sofreu numerosos ataques das forças armadas nos muitos séculos da sua existência e em 1988 foi danificado por um grande terremoto. No entanto, grande parte do complexo ainda está intacta e permanece hoje sem alterações substanciais.

Sem comentários: