quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Purmamarca - Argentina

Da África, salto até à America do Sul para mostra um postal de Purmamarca onde se encontra o Cerro de los Siete Colores, uma das paisagens que formam a Quebrada de Humahuaca, Património Mundial da Humanidade desde 2003. O postal foi enviado pela Nicole.

A quebrada ou ravina, é famosa pela suas montanhas multi-coloridas. Cada cor é o resultado diferentes camadas de sedimentos depositados nos últimos 600 milhões de anos. Os sucessivos movimentos das placas tectónicas criaram as formas que vemos hoje em dia.

O Cerro de los siete Colores localizado em Purmamarca, na província de Jujay, resulta da acumulação de sedimentos do período Mesozoico, que foram erodindo e sendo moldados em diferentes formas. Cor 1: laranja claro; composto por argila vermelha, lama e areia; Idade: 3 - 4 milhões de anos. Cor 2: branco, composto por cal. Idade: 400 milhões de anos. Cor 3: castanho, roxo e violeta. O violeta é composto por chumbo e os outros são ricos em cálcio. Idade: 80 – 90 milhões de anos. Cor 4: vermelho, composto por argila e ferro. Idade: 3 – 4 milhões de anos. Cor 5: Verde, composto por cobre. Cor 6: castanho, composto por rochas com manganésio. Idade: 1 – 2 milhões de anos. Cor 7: Amarelo, composto por enxofre. Idade: 80 – 90 milhões de anos.

Sem comentários: