domingo, 22 de janeiro de 2012

PT RR - Grupo 66 * Igrejas

Mais postais de um RR, este da comunidade em português, e com postais de igrejas de Portugal e do Brasil.

Gráfica Bastos Lda

Mais uma vez a Vitória enviou-me um postal inédito na minha colecção. Ainda não tinha postais da Ermida da Srª do Castelo e não tinha qualquer postal de Mangualde.

"No começo do séc. XV foi levantada uma capelinha dedicada a Santa Maria do Castelo num terraço não longe do cimo do monte em lembrança da batalha travada em Trancoso entre soldados de Portugal e de Castela.
Mais tarde outra capela se ergueu, substituindo a primeira. E esta capela se manteve até 1832, data da entronização da imagem da Senhora do Castelo no templo que ainda hoje se ergue no aplainado cume da colina, mandado levantar pela piedade de Miguel Pais de Sá Menezes.
A capela é uma construção de linhas esbeltas mas simples onde ressalta a singularidade da altíssima torre elevada a prumo sobre a fachada. O interior do templo luminoso mostra uma elegante capela-mor cujo retábulo de sabor neoclássico se levanta sobre altos degraus." - in
: http://www.cmmangualde.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=235

Foto: Fernando Guerra



É claro que já tinha um postal, ou melhor, os postais da Basílica de Fátima, mas ainda não tinha esta vista. O postal foi enviado pela Gracinha.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário está localizada no Santuário de Fátima.

A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projecto do arquitecto Gerard Van Kriecken. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D.Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.

O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.

A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição do Bolhão, Porto, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite. - in: wikipédia

Dos 3 últimos postais que recebi do Brasil, 2 eram de Ouro Preto. Este aqui foi enviado pela Gisely e mostra o interior da Igreja Matriz de Nª Srª do Pilar.
Esta é considerada a mais rica e requintada igreja de Minas Gerais. Foi construída entre 1711 - 1733 e no seu interior foram utilizados mais de 400 quilos de ouro e de prata em pó para ornamentar as talhas da nave e da capela-mor. Por toda a obra estão espalhadas centenas de esculturas de anjos. Na sacristia da igreja funciona o Museu de Arte Sacra, repleto de peças do século 18.

Sem comentários: