quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Abadia de Fonteney - França

A Abadia de Fonteney é o meu 30º local Unesco da França. Faltam 7. Apesar de ser francês, o postal foi enviado da espanha pela Fabienne e mostra a igreja da abadia.

A Abadia de Fontenay é um antigo complexo monástico cisterciense localizado na Comuna francesa de Marmagne. A abadia foi construída em estilo românico e é um dos mais antigos e importantes monumentos arquitectónicos da Ordem de Cister, tendo sido classificada Património Mundial pela UNESCO em 1981. Com excepção do refeitório, já demolido, todos os edifícios monásticos estão bem preservados.

Foto: Henri Gaud

A abadia foi fundada por Bernardo de Claraval em 1119 no vale de Egrevies, e sua construção iniciou-se em 1130. A igreja, um dos pontos altos do complexo, foi erigida entre 1139 e 1147 e consagrada pelo Papa Gregório VII. A sua construção foi financiada por Ebrard, bispo de Norwich, que jaz sepultado na abadia. A arquitectura da igreja reflete a severidade e simplicidade dos cistercienses: planta em cruz latina de três naves com transepto, sem torres.Os capitéis são simples, sem decoração, para não distrair os monges.

Ao longo dos séculos, a Abadia de Fontenay sofreu algumas perdas, como o refeitório, demolido quase totalmente em 1745. Também ganhou alguns acrescentos, como a nova Casa dos Abades, construída no século XVIII. Como consequência da Revolução Francesa, em 1791 a Abadia foi vendida a um fabricante de papel, mas em 1852 foi finalmente classificada como monumento histórico. Entre 1906 e 1911, a Abadia foi restaurada por Edouard Aynard, banqueiro de Lyon. - in: wikipédia

Sem comentários: