quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Unescos de Cuba

O Centro Histórico de Cienfuegos e Trinidad são duas cidades cubanas classificadas pela Unesco como Património Mundial.

A cidade de Cienfuegos foi fundada em 1819 por colonos franceses, apesar de Cuba estar sob domínio espanhol. Com o passar do tempo tornou-se num centro comercial de produtos como a cana de açucar, tabaco e café. A sua arquitectura, incialmente em estilo neoclássico, evoluiu para formas mais ecléticas, contudo a paisagem urbana nunca perdeu a harmonia de conjunto.


Cienfuegos foi o 1º exemplo de conjunto arquitectónico e urbanístico a representar as novas ideias de modernidade, higiéne e urbanismo surgidas na América Latina no século XIX.
Neste postal pode ver-se o Teatro Tomas Terry, construído em 1889.


Esta é uma vista de parte da Plaza Mayor em Trinidad. Aqui podem ver-se o camapário do Convento de São Francisco e o Palácio Cantero.

Os edifícios que rodeiam a praça datam dos séculos XVIII e XIX quando o comércio do açugar oriundo do Vale dos Ingenios, trouxe riqueza a esta região. Quando o comércio do açucar e o tráfico de escravos terminou, em meados do século XIX, a cidade entrou em estagnação. Até à decáda de 50 houve pouca construção o que levou à preservação de muitos prédios históricos e ruas.

Hoje em dia muitos dos edifícios localizados na Plaza Mayor albergam museus.

Sem comentários: