quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Monsaraz

Hoje está um belo dia para fazer isto mesmo, ficar em casa e tratar da colecção de postais. Todos os dias são bons mas com o temporal que está lá fora, apetece ainda mais ficar em casa.

Num dia de bom tempo gostaria muito de ir a Monsaraz. Já estive quase para ir uma vez mas acabou por não ser possível. Se tivesse ido ao encontro no Alentejo teria lá ido.

Não fui mas recebi estes 2 postais de lá. O 1º é um RAS do Miguel e o 2º foi enviado do encontro pela Vitória.

Vila medieval de Monsaraz é a mais antiga do concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.

Em 1157 foi conquistada aos Mouros por Geraldo Geraldes "O Sem Pavor", em 1167 doada aos Templários e em 1319 à Ordem de Cristo. Durante séculos o castelo de Monsaraz desempenhou importante papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Espanha.
Para além de todo o património histórico, arquitectónico e social, Monsaraz está rodeada de uma paisagem maravilhosa, e do alto do seu Castelo é possível observá-la em todo o seu esplendor.
Vila de cal e xisto onde o tempo agradavelmente parece ter parado, torna-se palco de eventos inseridos no “Monsaraz Museu Aberto”, programa de actividades culturais que se realiza de dois em anos no Verão alentejano, mostrando os hábitos e costumes alentejanos no artesanato, na gastronomia e nos vários espectáculos culturais que aqui têm lugar. - in
: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-monsaraz-14903

A primitiva Igreja de Nossa Srª da Lagoa foi construída na segunda metade do séc. XIII. Foi sempre o templo mais importante da vila e a referência mais antiga que se lhe conhece, datando do tempo de D. Dinis.
Desapareceu durante o reinado de D. João I para se erguer o novo templo. Este facto teve na sua origem o surto de Peste Negra, que assolou a Europa durante a Idade Média. As reduzidas dimensões do primitivo edifício não permitiam o sepultamento do incontável número de moradores de Monsaraz, vitimados pela epidemia e, portanto, decidiu-se construir uma nova Matriz.

A construção actual que data do séc. XVI, mais precisamente de 1561, é do tipo igreja-salão à maneira renascentista. - in: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/conteudos/o%20concelho/h2/CZM_txt_03_NSLagoa.htm

Sem comentários: