segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo foi um dos pontos de passagem durante o Encontro Alentejano que teve lugar no início deste mês. Gostava de ter ido a este encontro porque do Alentejo só conheço Évora e Vila Viçosa mas o Alentejo não é dos locais mais acessíveis quando se pretende viajar de transportes públicos. Terá de ficar para uma futura ocasião.

No encontro estiveram presentes, o Miguel, o Zé Guedes e a Paula, que me enviaram estes postais, e a Ninocas, a Joaninha, a Vitória e o Luís.



O Castelo de Montemor-o-Novo, edificado no monte mais elevado da região, assenta provavelmente no lugar de um antigo castro pré-histórico, com posterior ocupação romana e árabe.
Na época da reconquista cristã, coube ao rei D. Sancho I, a sua passagem para a posse portuguesa, para no reinado de D, Dinis, por volta de 1365, se proceder a grandes melhorias nas defesas.
Montemor-o-novo, que pertenceu a D. Nuno Álvares Pereira, conheceu anos de muita prosperidade, a partir do século XV, devido ao facto de Évora ser residência dos reis, por largos períodos, o que incentivava o comércio em a toda a região.




O terramoto de 1755, causou bastantes danos no castelo, que viria a necessitar de obras de reparação. Depois de ter resistido aos ataques durante as invasões francesas, foi progressivamente abandonado, acelerando-se o estado de ruína ao longo do século XX.
Actualmente o castelo conserva o lanço principal da muralha, protegida por onze torreões cilíndricos e as ruínas da alcáçova, ou Paço dos Alcaides, uma construção de inícios do século XIII. - in:
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-de-montemor-o-novo-13957
O Convento de Nossa Senhora da Saudação, teve origem na congregação de algumas mulheres lideradas por Joana Dias Quadrada que, para praticarem uma vida de recolhimento e devoção, se juntaram sem inicialmente obedecerem às regras de qualquer ordem religiosa. No entanto, em 1506, adoptaram a Regra de vida das monjas dominicanas, passando a estar integradas na Ordem dos Pregadores.
As obras de construção do Convento deverão ter começado em 1502.
A Igreja Conventual constitui um interessante exemplar da arquitectura clássico-barroca.
O Convento, pertencente à Ordem Dominicana, foi sempre habitado por um grande número de religiosas. No século XVIII chegou a ser habitado por 65 freiras. Com a extinção dos conventos em 1834, e a morte da última prioresa, em 1874, o edifício foi ocupado pelo Estado e, em 1876, ali instalado o Asilo de Infância Desvalida, que ocupou o edifício até aos anos 60 do século XX.
Actualmente funcionam no edifício o centro transdisciplinar O Espaço do Tempo e a Oficina de Arqueologia do Programa do Castelo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. - in:
wikipédia

Sem comentários: