segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Elvas

Tenho quase 1500 postais de Portugal mas até há poucos dias só tinha 1 de Elvas e não era dos postais mais bonitos. Há tempos vi uns postais de Elvas na galeria de postais do Postcrossing e adicionei-os aos meus favoritos. Tempos depois o Eurico perguntou-me se queria que mos enviasse. É claro que quis e para além desses ainda enviou outros postais.

Neste 1º postal temos o Pelourinho da cidade e o Arco do Miradouro.

O Pelourinho de Elvas fica situado no antigo Largo de Santa Clara.
Este pelourinho tem um bonito desenho, coluna espiraldada de terço tipicamente Manuelino e completa em dois belos trechos da aprte mais alta da cidade.
Depois de demolido no Séc. XIX, foi há anos restaurado e colocado no actual local, no pequeno Largo, irregular, que dá acesso a uma porta da velha cintura de muralha. - in:
http://www.drealentejo.pt/intranet/deposito/1207287/mainE.swf

O Aqueduto da Amoreira liga o local da Amoreira à cidade de Elvas. Tem 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres de 30 m de altura.
Em 1498, a única fonte de abastecimento de água potável, na então Vila de Elvas, era o "Poço de Alcalá", junto da Porta do Bispo, na segunda muralha árabe.
O assunto foi levado às Cortes de Évora. Nesse mesmo ano, El Rei D. Manuel, autorizou um imposto que ficou a chamar-se Real d'água" e que consistia no pagamento de um real a mais do que o seu custo, em cada arrátel de carne e de peixe que se comesse em Elvas, e em cada quartilho de vinho que se bebesse, para que com essa verba se começasse a construção do aqueduto.
A sua construção decorreu desde 1529, até à data da sua inauguração (simultânea com a Fonte da Misericórdia) em 23 de Junho de 1622.
Delineado e dirigido apenas por portugueses (os arquitectos da Casa Real Francisco Arruda, Afonso Álvares e Diogo Marques) e erigido apenas por elvenses, é uma obra ímpar no seu género, em dimensões, grandiosidade, beleza e elegância.
A sua extensão, desde a nascente até à Fonte da Misericórdia, é de 7.790 metros e a altura, nos pontos em que as arcadas se sobrepõem em quatro andares, é de 31 metros. - in:
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-aqueduto-da-amoreira-elvas-13989


Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira". Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, as quais são candidatas a Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 21 de maio de 2009.

Sem comentários: