sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Spa - Bélgica

 Todos conhecemos a palavra spa e o seu significado, mas algumas pessoas podem não saber que existe um lugar por detrás do nome. Spa, a cidade belga da província de Liège, que deu nome aos banhos minerais com supostas propriedades curativas, é um dos destinos turísticos mais populares do país, sendo famosa pelas suas fontes minerais naturais e pela produção da água mineral "Spa". 
Conhecida como a "Pérola das Ardenas", as suas fontes termais, os pouhons, são frequentadas desde o século XVI e, no final do século XVIII, Spa era um ponto de encontro popular para a nobreza e burguesia europeia, sendo conhecida como o Café da Europa. 
Em 2021, Spa tornou-se parte do Património Mundial da UNESCO, Grandes Cidades Termais da Europa. 
Este era um dos 3 locais UNESCO que me faltavam da Bélgica, mas tive a sorte de fazer novamente tag à Gerda, que me enviou este postal com um selo a condizer.
 
Edit. Thill. S. A., Bruxelles
O Pouhon Pierre-le-Grand alberga uma fonte de água mineral particularmente famosa por ter sido frequentada pelo Czar Pedro, o Grande. Projetado pelo arquiteto Victor Besme e construído em 1880, foi renovado entre 2009 e 2012 e alberga agora o posto de turismo da cidade.

Fraueninsel - Alemanha

 A minha correspondente, Tanja, da Alemanha, passou uns dias das suas férias de verão na Baviera antes de seguir a Croácia. Na Baviera, visitou o lago Chiemsee e explorou as suas ilhas. 
 
Com 80 km² e 64 km de costa, o Chiemsee é o maior lago da Baviera, popularmente conhecido como "Mar da Baviera", e é considerado o lago mais bonito para nadar na Alemanha.
 
Huber HmbH & Co
A ilha de Fraueninsel, juntamente com a ilha Herreninsel, forma o  município mais pequeno da Baviera, com aproximadamente 230 habitantes. Com um total de 256,8 hectares, é também o segundo município mais pequeno da Baviera em termos de dimensão. 
Fraueninsel é uma zona sem tráfego automóvel e a segunda maior das três ilhas. Demora cerca de 20 minutos a percorrer toda a sua circunferência. É densamente povoada, com os "ilhéus" a viverem predominantemente da pesca, da gastronomia, do artesanato e do aluguer de quartos de férias. O centro de Fraueninsel é a abadia de Frauenwörth, com 1200 anos de existência, local de peregrinação de Irmengard, padroeira de Chiemgau, com a sua igreja conventual e a porta carolíngia com pinturas murais, que é a construção mais antiga do sul da Alemanha.

Brno - Rep. Checa

 A Heidi também esteve na Rep. Checa, outra vez, mas ela não esteve exactamente de férias. Andou entre cidades a praticar e treinar parabadminton. Ficou 4 dias em Brno e disse que foi demasiado tempo numa cidade aborrecida. Por acaso até concordo. Também já lá estive e de todos os locais que visitei no país, Brno foi a cidade de que menos gostei. No entanto a sua localização é perfeita para servir de base e explorar outros locais lá perto.
 
Foto: Lucie Vilímovská
Kraví Hora é um grande parque com uma vista incrível para Brno. 
Grande parte da colina está coberta por jardins privados, entre os quais pode caminhar por trilhos estreitos. O Observatório e Planetário de Brno está localizado no topo da colina e apresenta um interessante trilho científico com atrações de livre acesso, como um scanner 3D, telescópios e balanças planetárias. A encosta sob o observatório é frequentemente ocupada por pessoas que vêm para relaxar, fazer piqueniques e praticar desporto. Se houver neve, é um local perfeito para andar de trenó; quando o vento sopra, muitos habitantes locais vêm lançar papagaios com os seus filhos. Há uma churrasqueira pública nas proximidades e um lago biótopo sob a encosta, não muito longe da Igreja de Santo Agostinho.