quinta-feira, 10 de março de 2011

Cerveteri - Itália

Para além do postal da África do Sul, este foi o postal de Itália, também de um local unesco novo, que a Gisela me enviou.

Cerveteri situa-se na região de Lácio, província de Roma. É conhecida pelas suas várias necrópoles etruscas, sendo considerada Património da Humanidade desde 2004.

As necrópoles de Cerveteri e também Tarquinia, são testemunhos dos ritos funerários praticados pelos etruscos desde os séculos IX a I a.C. e são um dos melhores exemplos da cultura deste povo, criador da primeira civilização urbana no norte do Mediterrâneo. Algumas das sepulturas, escavadas na rocha estão decoradas com baixos-relevos e pinturais murais de qualidade excepcional. A necrópole de Banditaccia, situada nos arredores de Cerveteri, possui milhares de sepulturas cuja disposição está organizada em função de uma traçado similar ao plano urbanístico de uma cidade, com os seus bairro, ruas e praças. As sepulturas deste cemitério são de vários tipos: trincheiras escavadas na rocha, mamoas e também escavados na rocha, túmulos em forma de cabanas ou casas.

Estas necrópoles são os únicos vestígios existentes da arquitectura residencial etrusca.

1 comentário:

Unknown disse...

Neste local foi gravada uma cena classica do filme A POFECIA 1977 com Gregory peck