quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Baalbek - Líbano

Recebi o meu primeiro postal de Baalbek há mais de 10 anos e há dias encontrei outro postal de lá na feira de Brescia. Escrito, com uns bonitos selos e enviado de Beirute em 1973. Quando o vi soube imediatamente que era de um local UNESCO do Líbano, só não sabia que era do mesmo templo do qual tinha o outro postal.

 

Baalbek é uma cidade histórica Fenícia, cuja acrópole conserva importantes vestígios romanos.
Está classificada como Património Mundial desde 1984.
Baalbek é o maior tesouro romano do Líbano, contendo algumas das maiores e mais bem preservadas ruínas romanas. Elevando-se sobre a planície de Beqaa, as suas colossais construções, erguidas ao longo de mais de dois séculos, fazem dele um dos santuários mais famosos do mundo romano e um modelo da arquitetura imperial romana. Os peregrinos aglomeravam-se no santuário para venerar as três divindades, conhecidas pelo nome de Tríade romanizada de Heliópolis, um culto essencialmente fenício (Júpiter, Vénus e Mercúrio).
 

O Templo de Baco era um dos três principais templos de um grande complexo da antiguidade clássica, em Baalbek. O templo era dedicado a Baco (também conhecido por Dionísio), o deus romano do vinho, mas era tradicionalmente chamado pelos visitantes neoclássicos de "Templo do Sol". É considerado um dos templos romanos mais bem preservados do mundo. É maior do que o Partenon, na Grécia, embora muito menos famoso.

 

Vitacolor
O templo foi encomendado pelo imperador romano Antonino Pio e projetado por um arquiteto desconhecido por volta de 150 d.C., e construído junto ao pátio em frente ao templo maior de Júpiter-Baal.   
Quando o complexo do templo caiu em ruínas, o Templo de Baco foi protegido pelos escombros do resto das ruínas do local. O templo tem 66 m de comprimento, 35 m de largura e 31 m de altura. As suas paredes são adornadas por quarenta e duas colunas coríntias sem caneladuras, dezanove das quais permanecem de pé, com 19 m de altura. As colunas suportam um entablamento ricamente esculpido. No interior, a cela está decorada com meias-colunas coríntias que ladeiam dois níveis de nichos de cada lado, contendo cenas do nascimento e da vida de Baco.

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