quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

US-10114943

     Assim que vi esta imagem percebi logo que era da Livraria Lello no Porto. No entanto o postal tinha sido enviado dos EUA e pela conversa só podia ser um postal oficial mas não tinha ID. Pedi ajuda à equipa do postcrossing e 10 minutos depois confirmava que este era de facto um postal oficial dos EUA. Receber postais de países como oficiais de outros países, não é incomum e a semana passada recebi uns quantos assim, mas receber postais portugueses como oficiais de outros países, é mais raro e um pouco estranho, acho que é a segunda vez que me acontece. 
Eu já tinha postais da fachada do edifício da Livraria mas não tinha nenhum do interior.
 
© 2020 by Jeff Miller
US-10114943, enviado pela Vicky.
    A Lonely Planet considerou a Livraria Lello & Irmão a terceira biblioteca mais bonita do mundo. A loja tem uma excelente fachada neogótica, onde se podem ver duas figuras pintadas por José Bielman, representando a Ciência e a Arte. Esta fachada só é superada pelo seu deslumbrante interior, desenhado por Xavier Esteves.  
    O edifício foi inaugurado em 13 de janeiro de 1906, num importante evento social para a sociedade portuguesa e brasileira, que contou com a presença de personalidades de diversas esferas – entre elas Guerra Junqueiro, renomado escritor português.  
    Ao passar pelas portas da livraria chama logo a atenção uma escadaria maravilhosa e as paredes de madeira muito requintadas. O vitral do teto acrescenta um detalhe surpreendente ao lema de Lello “vecus in labore” - dignidade no trabalho.
    Há rumores de que a inspiração para J.K. Rowling para escrever Harry Potter começou no Porto, particularmente nesta biblioteca. A conhecida escritora viveu no Porto a trabalhar como professora de inglês no início da década de 1990 e costumava tomar café no segundo andar da livraria Lello. Existem de facto grandes semelhanças entre a escadaria da livraria Lello e a descrita em Hogwarts. 

Sem comentários: