sábado, 10 de fevereiro de 2024

Jardim Shazdeh - Irão

    Há alguns meses postei um postal do Irão e mencionei que um segundo se tinha perdido. Bem, não se perdeu, só demorou mais um bocado a chegar até aqui. 3 meses depois de o Ehsan o ter enviado, chegou à minha caixa de correio e  acrescentei mais um local UNESCO à minha coleção. O Jardim Shazdeh é um dos 9 Jardins Persas na lista do Património Mundial da UNESCO. 
 
    O nome Jardim Shazdeh significa literalmente "Jardim do Príncipe". Este jardim está localizado nos arredores da cidade de Mahan e foi construído durante a dinastia Qajar (1794 – 1925) por ordem do governador de Kerman. O Jardim Shazdeh é o maior e um dos melhores exemplos de Jardins Persas no Irão. Está localizado numa região seca e quente, mas o que diferencia este jardim são as árvores e a vegetação verde e exuberante do jardim.
    Graças ao sistema inteligente de controle de água, o jardim desfruta de uma temperatura amena durante todo o ano. A neve derretida das montanhas próximas é controlada por Qanats e flui da parte mais alta do jardim, onde está localizado o pavilhão principal, e vai até a entrada do jardim e, eventualmente, até a cidade de Mahan. O fluxo de água no jardim e até mesmo as fontes originais dependem totalmente da gravidade para funcionar.
    Na entrada do jardim há alguns pontos sem nenhum desenho ou azulejo. Os habitantes reais do jardim eram conhecidos por serem hostis aos civis, portanto, quando o pedreiro do jardim descobriu que o príncipe que ali vivia tinha sido morto, ele alegremente deitou fora a argamassa sem completar o seu trabalho. 

Sem comentários: