segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Tallinn - Estónia

    Gosto tanto de receber postais de Tallinn. O último que recebi foi enviado pela minha amiga Anne que esteve lá em Dezembro. No entanto postal foi enviado da Suécia. 
    Já não me lembro de quem enviou o outro postal. Ambos mostram uma torre com o nome curioso, Magarete Gorda e a torre da Igreja de Stº Olavo que eu já subi.
 
Photo: Toomas Tuul

    De guarda no extremo norte da rua Pikk estão duas das estruturas defensivas mais impressionantes de Tallinn, o Grande Portão Costeiro (Suur Rannavärav) e a Torre da Margarete Gorda (Paks Margareeta). As origens do nome Margarete Gorda são um mistério. Algumas teorias insistem que o nome vem de um de seus canhões maiores, enquanto outras sugerem uma cozinheira chamada Margarete, que terá lá trabalhado. De qualquer forma, a torre desempenhou diversas funções ao longo da sua história. Foi usada como depósito de pólvora e armas e como prisão.
 
    Actualmente abriga o Museu Marítimo da Estónia, que oferece uma visão detalhada do passado marítimo do país. Os visitantes podem subir até a plataforma de observação na cobertura para ter uma bela vista do centro histórico e da baía.

Sem comentários: