sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Paisagem Cultural de Lednice-Valtice - Rep. Checa

A Paisagem Cultural de Lednice-Valtice é um complexo natural-cultural de 283,09 km2 na região da Morávia do Sul. Foi declarada Património Mundial em 1996.

Entre os séculos XVII e XX, os duques do Liechtenstein transformaram os seus domínios na Morávia do Sul numa paisagem impressionante. Casaram a  arquitectura barroca (principalmente o trabalho de Johann Bernhard Fischer von Erlach) e o estilo clássico e neo-gótico dos castelos de Lednice e Valtice com o campo de acordo com os princípios da arquitectura paisagística inglesa. Deste casamento resultou uma das maiores paisagens artificiais da Europa.
 
Fotografie: Jan Kulich
AT-714832, enviado pela Constance.
O Palácio de Lednice situa-se numa extensa área natural na margem do Rio Dyje, perto da cidade de Mikulov na parte oriental da República Checa, na região da Morávia.
 
Foto: Ivan Rillich
CZ-470657, enviado pela Stephanie.
O castelo começou como uma villa renascentista por volta de 1570, tendo sido foi progressivamente alterado e reconstruído, assumindo traços barrocos, clássicos e neo-góticos. Foi a reconstrução em estilo neo-gótico de 1850 que o colocou em harmonia com o romantismo dominante desta parte da paisagem. Tendo a paisagem como um todo, é a interação de elementos do barroco e romântico que lhe dá um carácter especial, arquitectura e paisagem estão intimamente associadas uma com a outra.

© 2014, fotografie Ladislav Renner
O Palácio de Valtice é uma das mais impressionantes residências barrocas da Europa Central. Foi projectado para ser a sede dos príncipes governantes do Liechtenstein por Johann Bernhard Fischer von Erlach no início do século XVIII.
Entre as características que merecem destaque são a fachada principal e sua torre central, os troféus militares, o pórtico decorado com estátuas e maravilhoso pátio principal.

Foto: Radek Buk © 2009
CZ-1684704, enviado pela Magdalena.
A capela de Stº. Huberto é uma capela neogótica na área de Lednice-Valtice. Uma capela de forma triangular, com três arcos góticos e abóbada com nervuras, que foi construída no meio da floresta de Boří les de acordo com os planos de Jiří Wingelmüller, por ordem de Aloísio II, príncipe do Liechtenstein, em 1855. No meio da capela, existe uma estátua de St«. Huberto em pé sobre um pedestal com estátuas de anjos.
O mais novo dos edifícios da área de Lednice-Valtice foi construído a partir de blocos de arenito esculpidos com marcações semelhantes às feitas pelos pedreiros medievais, criando a sensação de antiguidade.
A capela é protegida como um monumento cultural da República Checa.

Sem comentários: