quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Catedral de Palermo - Itália

Os postais da Itália nunca são demais e tratando-se de uma catedral que está na lista do Património Mundial, melhor ainda. A Catedral de Palermo é uma das nove estruturas religiosas e cívicas localizadas na costa norte da Sicília classificadas em 2015 como Património Mundial da Humanidade, sob o nome de Palermo Árabe-Normando e as Catedrais de Cefalù e Monreale.

© SIMEPHOTO - ph. Giovanni Simeone - all rights reserved
A catedral está localizada na área sagrada mais antiga de Palermo, onde os fenícios, romanos, bizantinos e árabes construíram anteriormente os seus próprios locais de culto. Quando os normandos tomaram o poder, substituíram imediatamente a mesquita muçulmana por uma igreja cristã. No entanto, o arcebispo de Palermo, Gualtiero Offamilio, mandou demolir o edifício em 1184 e iniciou a construção de uma nova esplêndida catedral, símbolo do poder religioso da cidade. Um ano depois, a igreja foi consagrada e dedicada a Maria Assunta.

© Huber Images / Bartuccio
DE-13872777, enviado pelo Dan.
Ao longo dos séculos seguintes, acréscimos e restaurações modificaram o edifício original. Esta união de estilos diferentes aparentemente incongruentes dá vida a um todo grandioso e harmonioso.  
Uma grande atração para quem visita a Catedral de Palermo são os túmulos reais. Particularmente o túmulo do imperador Frederico II e de seus familiares, os imperadores Henrique VI de Hohenstaufen e Constança de Altavilla. A catedral é hoje considerada o local de culto mais importante de Palermo.

Sem comentários: