sábado, 19 de agosto de 2023

Stećci no Montenegro

Stećci são lápides medievais encontradas apenas em certas partes do Montenegro, Bósnia, Sérvia e Croácia. No total existem mais de 70.000 stećci em 3.300 locais nestes quatro países, sendo que 28 deles, incluindo três no Montenegro, estão classificados como Património Mundial da Humanidade. Este postal que Marcel me enviou é do sítio de Grčko Groblje perto de Žabljak, uma pequena cidade no norte de Montenegro.
 
Os Stećci datam dos séculos XII a XVI e provavelmente eram usados para marcar os túmulos da nobreza. Encontram-se geralmente em grupos de 30 a várias centenas. Os próprios Stećci são blocos de pedra esculpidos. As formas podem ser lajes, baús, sarcófagos, pilares e cruzes, e alguns foram colocadas em pedestais.
 
O sítio Grčko Groblje situa-se nas margens do Lago Riblje.   
As antigas lápides estão espalhadas numa área de cerca de 500 metros quadrados, a 50 metros da estrada. Não há inscrições nas lápides e elas são decoradas principalmente com frisos, faixas retorcidas, espirais, trepadeiras entrelaçadas, cruzes e cenas de caça. Existem 49 stećci e presume-se que lá foram enterradas pessoas da nobreza feudal local durante os séculos XIV e XV.

Sem comentários: