terça-feira, 15 de agosto de 2023

Schiedam - Holanda

 Depois de algumas viagens canceladas nos últimos anos por causa do covid e outros motivos, a minha amiga Anne conseguiu finalmente voltar a viajar para a Holanda e passar alguns dias com nossa amiga em comum Tessa. Enviaram-me um postal da cidade da Tessa, Schiedam. Esta cidade é conhecida pelas suas destilarias de gim e licor, e é um importante centro de construção naval. A cidade também é conhecida pelos seus moinhos de vento, os moinhos tradicionais mais altos do mundo.
 
No século XVIII, Schiedam tornou-se a capital mundial do "jenever" (gin holandês). Os moinhos de vento desempenharam um papel importante na produção. Esses moinhos foram construídos mais altos do que os edifícios circundantes, para que pudessem captar o fluxo de ar necessário para girar as velas. Em 1880, havia 400 destilarias na cidade produzindo o famoso gin de Schiedam. No auge do século XIX, havia cerca de vinte moinhos de vento operando moendo grãos variados que eram então vendidos para as destilarias locais. Hoje em dia, restam apenas sete moinhos dos vinte que outrora se ergueram  no centro histórico.

Com 30 metros de altura, esta é uma réplica do moinho De Kameel, datado de 1715. Foi totalmente demolido em 1868 após um incêndio.
Encontra-se novamente aberto desde 2011. Está quipado com um par de mós e é capaz de gerar eletricidade. Possui também uma cave onde pequenas embarcações podem entrar através de uma passagem semicircular para cargas e descargas.

Sem comentários: