sábado, 19 de agosto de 2023

Mostar - Bósnia

Quero visitar Mostar, a cidade faz parte da rota de uma possível viagem pela Croácia e que incluirá também o Montenegro. Planos, sempre muitos planos.
Apesar de já ter outros postais da Bósnia, o 1º destes postais é o único enviado directamente de lá. Hvala Agata. O 2º postal foi enviado pela Ana e o 3º pela Staša.

design: Acid DPT
A cidade histórica de Mostar, no alto vale do rio Neretva, é uma cidade de fronteira otomana que se desenvolveu nos séculos XV e XVI. Entre os séculos XIX e XX que pertenceu ao Império Austro-Húngaro. 
Mostar é famosa pelas suas casas antigas turcas e a "Stari Most" (Ponte Velha). A maior parte do centro histórico da cidade e a ponte, projectada pelo arquitecto Sinan, foram destruídos durante o conflito que ocorreu na década de 1990 . A ponte foi recentemente reconstruída e muitos edifícios na parte velha da cidade foram restaurados ou reconstruídos com a ajuda de um comité científico internacional estabelecido pela UNESCO. 
A área da Ponte Velha é um exemplo notável de um assentamento urbano multicultural, evidenciado pelos edifícios de arquitectura Pré-Otomana,  Otomanas-Oriental e Mediterrânea.
 
A Ponte de Mostar atravessava o rio Neretva e foi originalmente desenhada pelo arquitecto Otomano Mimar Hayruddin. Ficou concluída em 1566 depois de nove anos de construção. A ponte tinha 29 metros de comprimento e 20 metros de altura, um exemplo clássico de uma ponte de pedra com um único arco.

 
A ponte foi destruída em 1993 durante a Guerra da Bósnia, tendo sido reconstruída em 2004. 
A ponte reconstruída e o centro histórico de Mostar são um símbolo da cooperação internacional e da coexistência de diferentes comunidades culturais, étnicas e religiosas. Tanto a parte velha da cidade e a ponte foram classificadas pela Unesco como Património Mundial em 2005.

Sem comentários: