sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Hagia Sophia - Turquia

  Hagia Sophia é um dos locais históricos mais populares e emblemáticos de Istambul. Uma verdadeira maravilha arquitetónica, as paredes são adornadas por mosaicos bizantinos com retratos de imperadores do passado e representações de Cristo.
 
"Hagia Sophia é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (actualmente Istambul) e que foi convertido em mesquita em 1453 até ser transformado em museu, em 1935.
A primeira grande igreja no local foi construída pelo Imperador Constâncio, filho de Constantino o Grande, mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532. O edifício foi reconstruído na sua forma actual entre 532 e 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I. É considerada o exemplo principal da arquictectura bizantina. De grande importância artística, seu interior foi decorado com mosaicos e colunas e esculturas de mármore."
- in: wikipédia.
Postal enviado pela Emel "Darcy".
 
Os vários mosaicos que decoram o interior  representavam a Virgem Mãe, Jesus, santos, ou imperadores e imperatrizes. Outras partes foram decoradas em estilo puramente decorativo com padrões geométricos.
Os mosaicos de Comnenus, localizados na parede oriental da galeria sul, datam de 1122 e representam Virgem Maria, está de pé no meio, como é habitual na arte bizantina, num vestido azul escuro. Ela segura o Menino Jesus no colo. Ele dá Sua bênção com a mão direita enquanto segura um pergaminho na mão esquerda. Do seu lado direito está o imperador João II Comneno, representado com um traje adornado com pedras preciosas. Ele segura uma bolsa, símbolo de uma doação imperial à igreja. A Imperatriz Irene está do lado esquerdo da Virgem, vestindo vestes cerimoniais e oferecendo um documento. 

Sem comentários: