segunda-feira, 29 de julho de 2013

TR-144214

Começa mais uma semana e espero que esta traga mais postais que a semana passada. Daqui a pouco já vou ver a caixa de correio.
Para começar em semana em beleza, tenho esta bela vista nocturna de Istambul mostrando a Mesquita Azul.


© Copyright by KESKIN COLOR KARTPOSTALCILIK A. S.
TR-144214, enviado pela Ece.
Se estão a pensar ir até Istambul e querem visitar a Mesquita Azul, deixo aqui alguns informações úteis, que convém saber antes de a visitar.
- As orações diárias acontecem cinco vezes por dia, começando com a 1ª chamada para rezar ao nascer do sol  e a última ao cair da noite. A mesquita fecha durante 90 minutos em cada oração. É aconselhável evitar visitar a mesquita durante as orações (especialmente durante a do meio-dia às sextas-feiras), ou durante a meia hora seguinte após o adhan, chamada para a oração, feita através dos minaretes da mesquita.
- Antes de entrar na mesquita, retire os sapatos e coloque-os num saco de plástico fornecido à entrada. Tanto estes sacos de plástico como a entrada na mesquita são grátis.
- As mulheres devem cobrir a cabeça ao entrar na mesquita. À entrada são fornecidos lenços, gratuitamente, para cobrir a cabeça. Deve colocar-se o lenço sobre a cabeça e com um dos lados, enrolá-lo à volta do pescoço, cobrindo os ombros. O lenço apenas serve para tapar o cabelo, não deve tapar a cara.  
- Dentro da mesquita não se deve utilizar flash ao tirar fotografias. Este é um local de culto, deve evitar olhar e tirar fotografias a quem está a rezar. Pede-se que se visite o local de forma sossegada e silenciosa de modo a não incomodar quem faz as suas orações.
No fim da visita os sacos de plástico devem colocar-se nos devidos recipientes e os lenços devolvidos.

Sem comentários: