sábado, 4 de março de 2023

Mais moinhos alemães

Há uns tempos fiz uma troca com a Erika e depois de ter recebido os meus postais ela ofereceu-se para me enviar mais postais de moinhos. Através dos postais, levou-me a conhecer alguns moinhos no norte da Alemanha.
 Os moinhos de vento, como os conhecemos hoje, começaram a aparecer por volta dos séculos VIII e IX no Oriente Médio e na Ásia Ocidental. Inicialmente popularizados pelos muçulmanos, os moinhos de vento logo chegaram à Índia, China e Europa. A Holanda e a Inglaterra são dois dos países onde há mais moinhos de vento mas é possível encontrá-los em muitos outros países europeus.
 

 
 © Schöning GmbH & Co. KG
A julgar pelos postais que já recebi, existem muitos moinhos no norte da Alemanha. Os 25 deste postal e os outros dois, são todos desta parte do país.

Antes deste, existiu um outro moinho em Upgant-Schott, na Baixa Saxónia. Datava de 1569 e funcionou até 1880, quando foi demolido após a construção do actual moinho.  
Em 1934, o moinho holandês de três andares, que ainda era coberto de palha, sofreu um incêndio mas foi reconstruído no mesmo ano. O moinho deixou de funcionar em  1991 mas a associação de moinhos de Upgant-Schott e o último mestre moleiro, August Brüderle, garantiram que o moinho fosse reformado e esteja aberto aos visitantes hoje em dia.

O único moinho de vento  do tipo holandês na ilha de Usedom, encontra-se em Benz; foi construído em 1863. Esteve em funcionamento até 1971, quando o pintor Otto Niemeyer-Holstein o adquiriu.

Sem comentários: