terça-feira, 7 de março de 2023

Castelo Akershus - Noruega

A minha amiga Anne voltou finalmente a viajar depois da paragem forçada devido ao covid. Acho que agora que ela voltou aos aeroportos e aviões, vai voltar a viajar em breve. Não sei onde irá a seguir, mas sei onde esteve no mês passado. Ela visitou Oslo e enviou-me este postal do Castelo Akershus, do qual nunca tinha ouvido falar.
 
Foto: iStock / Tomas Sereda
A Fortaleza de Akershus foi construída no final da década de 1290 pelo rei Håkon V para afastar os ataques do nobre norueguês Earl Alv Erlingsson de Sarpsborg. A  importância da fortaleza deve-se sobretudo à localização estratégica, perto do mar. Sobreviveu a vários cercos, nunca sendo capturado em batalha ativa. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, as forças de ocupação alemãs capturaram a fortaleza (sem luta) e usaram-na como prisão e centro de execução.
A Segunda Guerra Mundial não foi a primeira vez que o Castelo foi usado como prisão, antes já tinha recebido alguns prisioneiros famosos, incluindo os primeiros socialistas noruegueses.  
A fortaleza abriga um castelo, uma igreja, o Museu das Forças Armadas da Noruega, uma maquete de Christiania (antigo nome de Oslo) e um museu da prisão. Além disso, muitos membros da família real norueguesa estão enterrados no mausoléu do castelo. 
A fortaleza de Akershus tem o estatuto de símbolo nacional por causa do seu papel na monarquia, no governo e pelos muitos eventos históricos importantes e dramáticos que ocorreram aqui.

Sem comentários: