terça-feira, 28 de março de 2023

Fanal - Madeira

O mês passado estive de férias e voltei à Madeira. Já são 4 viagens e quero voltar outra vez. 
Desta vez um dos locais que mais queria visitar era o Fanal, uma verdadeira floresta encantada com árvores centenárias. Este postal não faz justiça à beleza e à magia do local. 
É fácil chegar a este local de carro mas quem preferir pode optar por caminhar, foi o que eu fiz. Há por ali vários trilhos, como por exemplo PR13 Vereda do Fanal e PR14 Levada dos Cedros. Eu fiz a Vereda do Fanal. Este percurso, de dificuldade média, tem início no planalto do Paúl da Serra (Assobiadores), na Estrada Regional n.º 209, e terminal no Fanal.  Estende-se por 10,8 km e tem uma duração prevista de 4h.
 
Fotografia: Paulo
O Fanal é um dos lugares mais emblemáticos do Concelho do Porto Moniz, fica situado entre a Ribeira da Janela e o Planalto do Paúl da Serra. Sobejamente conhecido pela sua beleza ímpar e o seu bosque de Tis (Ocotea foetens) centenários, estes exemplares que resistem ao tempo remontam ao período anterior ao descobrimento da Ilha. Fazem parte da floresta Laurissilva classificada de Património Mundial Natural pela UNESCO, desde Dezembro de 1999. - in: https://www.portomoniz.pt

Sem comentários: