sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Unescos da Polónia

Já tenho quase todos os locais unesco da Polónia. Com estes 2 locais novos que recebi esta semana, só me fica a faltar um.
Estes 2 locais têm a particulariedade de serem partilhados entre 2 países. O Parque Muzakowski é partilhado entre a Polónia e a Alemanha e a Floresta Puszcza Bialowieska é partilhada entre a Polónia e a Bielorússia. Já tenho um postal do parque do lado alemão e da floresta do lado bielorusso.


"O Parque de Muskau (em alemão: Muskauer Park; em polaco: Park Mużakowski) é um parque em estilo inglês de 545 hectares, sendo o mais extenso de Europa central. Está localizado na Fronteira Alemanha-Polónia, com terrenos em ambos os lados do Rio Neisse. O lado alemão esta dentro do estado federado de Saxónia, enquanto que no lado polaco esta na Voivodia da Lubúsquia. O parque está associado à cidade de Bad Muskau no lado alemão e à localidade de Łęknica no lado polaco. Em 2004, o Parque de Muskau foi declarado Património da Humanidade pela Unesco." - in: wikipédia

"O Parque Nacional Białowieża, localizado na região oriental da Polónia, na voivodia da Podláquia, perto da fronteira com a Bielorrússia, tem uma área de 10.502 ha, enquanto que a parte mais antiga é uma Reserva Integral com 4.747 ha e encontra-se no centro da Floresta Primeva Bialowieża, que é a floresta mais natural da parte baixa da Europa.
Em 1977, o Parque foi reconhecido pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e em 1979, foi incluído na lista de locais que são Património Mundial.
Para além de ter uma flora muito rica, a Reserva Integral é uma das florestas mais bem preservadas da Europa, uma vez que não houve nela qualquer exploração desde 1921, o que levou a que, de acordo com com im inventário de 1991, se tenha calculado que a idade média das árvores seja de 126 anos e muita tenham atingido tamanhos enormes, como por exemplo, um abeto com 52 metros de alutra; alguns carvalhos têm mais de quatrocentos anos.
Do ponto de vista da fauna também é interessante, uma vez que é um dos poucos lugares na Europa onde ainda existem bisontes selvagens, havendo mesmo um centro para reprodução destes mamíferos." - in: wikipédia

Sem comentários: