sábado, 4 de março de 2023

Groningen - Holanda

Ao planear as minhas duas viagens à Holanda nunca pensei em visitar Groningen e sinceramente não sei muito sobre a cidade. Estes postais foram a desculpa para saber um pouco mais sobre ela e quem sabe se numa futura viagem, não fará parte do roteiro.  

Groningen, capital da província com o mesmo nome no norte da Holanda, é uma cidade animada que tem muito a oferecer em termos de cultura e eventos, belos monumentos históricos como a Martinitoren, zonas comerciais para quem quer for adepto de maratona de compras e excelentes restaurantes.

NL-4865312, enviado pela Simone.
Nesta vista do centro da cidade há um edifício que se destaca. Com a sua silhueta austera, o distinto Forum de 45 metros de altura com dez andares e um jardim no terraço, tornou-se uma parte permanente do horizonte da cidade. Para além dos 5 cinemas, do Storyworld, o Smartlab, cafés e restaurantes, o Forum alberga  a biblioteca da cidade e o terraço mais alto de Groningen com uma vista fenomenal e um cinema.
O terraço do Forum pode oferecer excelentes vistas da cidade, mas eu preferiria subir os 260 degraus da Martinitoren e ver as vistas do alto dos seus 97 metros de altura.
 
 www.postcards-for-postcrossing.com
NL-5415047, enviado pela Jolanda.
A Martinitoren, Torre de São Martinho é o campanário da Igreja de São Martinho e está localizada no canto nordeste da Grote Markt, Praça do Mercado. 
A escada em espiral de tijolos no seu interior tem 260 degraus e o carrilhão tem 62 sinos. Num deles há um buraco de bala resultado de intensos combates quando as forças canadianas libertaram Groningen no final da Segunda Guerra Mundial.
A torre foi construída em grande parte entre 1469 e 1482 a partir de blocos de arenito Bentheimer e a sua arquitetura foi influenciada pela Torre Dom de Utrecht. 
Inicialmente a torre teria 102 metros de altura mas em 1577, o fogo de artifício lançado na terceira galeria para celebrar a partida das tropas de Espanha e da Valónia, fizeram com que a torre desabasse parcialmente. No entanto, o restante manteve uma altura de 69 metros. No século XVII a torre foi reparada até os atuais 97 metros de altura. 
Apesar dos raios, incêndios e guerras, a torre resistiu  e é uma das principais atrações turísticas de Groningen e oferece uma vista sobre a cidade e arredores. 

Sem comentários: