sábado, 25 de março de 2023

Edifícios Tradicionais Axante - Gana

Finalmente!!! Depois de anos e anos a colecionar postais de locais UNESCO, recebi - tambores se faz favor - o postal do local 1000. Para tornar o acontecimento ainda mais especial, o postal não é só de um local UNESCO em falta mas também de um país de onde tenho poucos postais e foi enviado de lá. Este é apenas o meu 2º postal de Gana mas é o primeiro enviado de lá. Foi enviado pela Karolyn.

Este edifício é o santuário Asenemaso, um dos 10 Edifícios Tradicionais Axante classificados pela UNESCO como Património Mundial em 1980. Estes edifícios tradicionais, localizados perto de Kumasi, no centro do país, são o último testemunho remanescente da grande civilização Axante, que atingiu o seu apogeu no século XVIII.
 
Dispostos em torno de pátios, os edifícios são construídos em madeira, bambu e reboco de barro e originalmente tinham telhados de colmo. Os baixos-relevos decorativos que adornam as paredes são arrojados e retratam uma grande variedade de motivos. As formas comuns incluem detalhes em espiral e arabescos com representações de animais, pássaros e plantas, ligados aos símbolos tradicionais “Adinkra”. Tal como acontece com outras formas de arte tradicionais dos Axante, estes desenhos não são meramente ornamentais, mas também têm significados simbólicos, associados às ideias e crenças do povo Axante, e foram transmitidos de geração em geração.  
Os edifícios, as suas cores ricas e a habilidade e diversidade das suas decorações são os últimos exemplos sobreviventes de um estilo tradicional significativo de arquitetura que sintetizou o influente, poderoso e rico Reino Axante do final do século XVIII ao final do século XIX. 
Os Edifícios Tradicionais Axante refletem e reforçam um complexo e intrincado património técnico, religioso e espiritual. A religião tradicional, ainda praticada nos santuários Axante, assume a forma de consulta às divindades para procurar conselhos em situações específicas ou antes de um acontecimento importante. É por isso que os santuários têm sido mantidos com todas as suas características simbólicas.

Sem comentários: