segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Uplistsikhe - Geórgia

Quando já se têm postais de quase 1000 locais UNESCO, é difícil arranjar postais de locais novos. Enquanto não chegam locais novos, conseguir postais de locais que estão na lista de Tentativas é quase tão bom, é, digamos assim, um investimento para o futuro. Fiquei contente quando percebi que este postal da Geórgia é de um local que está nessa lista desde 2007. 

Uplistsikhe é uma antiga cidade escavada na rocha situada num maciço rochoso a 15 km a leste da cidade de Gori, na margem esquerda do rio Mtkvari. 
A cidade foi identificada pelos arqueólogos como um dos assentamentos urbanos mais antigos da Geórgia. A sua história começa no I-II milénio a.C. 
Uplistsikhe foi um importante centro religioso, político e cultural nos Períodos Helenístico e Antiguidade Tardia. Atingiu o apogeu já nos séculos IX e XI. No século XIII, foi devastada pelos mongóis.
 

Os alojamentos e instalações para fins comunitários ocupam um território escarpado de quase 8 hectares e são ligados por caminhos pedonais. A maioria das cavernas é desprovida de qualquer decoração. O conjunto central, um grande salão com teto abobadado em caixotões e o complexo do palácio, é o mais interessante arquitetonicamente. A rocha natural prestou-se facilmente a vários tipos de tratamento, possibilitando a criação de composições decorativas complexas. 
Existe uma basílica de três naves escavada na rocha na segunda metade do século VI, e a leste dela, uma basílica de tijolos, a que está no postal, construída nos séculos IX-X.

Sem comentários: