segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Kremlin de Novgorod - Rússia

Mais um Kremlin Russo que também está na lista da UNESCO. Os "Monumentos Históricos de Novgorod e Arredores" estão classificados como Património Mundial desde 1992.
 
Novgorod é uma cidade russa nas margens do rio Volkhov, situada a 155 km a sudeste de São Petersburgo e a 552 km a noroeste de Moscovo.
Novgorod foi a primeira capital da Rússia no século IX. Situada na antiga rota comercial entre a Ásia Central e a Europa do Norte, esta cidade com os seus vários mosteiros e igrejas, foi um importante centro da vida espiritual ortodoxa e da arquitectura russa. Os seus monumentos medievais e os frescos feitos no século XIV por Teófanes, o Grego, ilustram o extraordinário desenvolvimento alcançado pela arquitectura e criação artística daquela época.
 
 
 
O Kremlin de Novgorod  ou Detinets, como era chamado antigamente, é o mais antigo dos Kremlins da Rússia (foi mencionado pela primeira vez numa crónica de 1044). Foi fundado pelo Príncipe Yaroslav.
O Kremlin era o centro administrativo, social e religioso de Novgorod. 
Foi a partir deste local que as tropas de Alexander Nevsky marcharam para a batalha com os suecos no século XIII. 
Dentro das suas muralhas encontram-se a Catedral de Santa Sofia e a residência do arcebispo de Novgorod. 
Hoje em dia o Kremlin de Novgorod é o centro cultural e turístico da cidade. Neste lugar encontram-se escolas de arte e de música, a filarmónica, a biblioteca, etc.

RU-7088086, enviado pela Maria. 
O Milénio da Rússia é um monumento de bronze no Kremlin de Novgorod. Foi erguido em 1862 para celebrar o milénio da chegada de Rurik de Kiev a Novgorod, um evento tradicionalmente considerado o ponto de partida da história do Estado russo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazis desmantelaram o monumento e prepararam-no para ser transportado para a Alemanha. No entanto, o Exército Vermelho recuperou o controlo de Novgorod e o monumento foi restaurado em 1944. 
Uma moeda comemorativa de 5 rublos foi lançada na URSS em 1988 para comemorar o monumento.

Sem comentários: