domingo, 11 de dezembro de 2022

A guerra em postais

A guerra na Ucrânia tem causado morte, destruição, miséria, mas também criou algumas imagens icónicas e heróis que vão ficar para sempre nos livros de história e neste caso em selos e postais. 
Foram criados selos com estas imagens mas estes não são selos, são postais que a Telma me enviou como prenda de aniversário.

Uma das imagens mais icónicas é a de um soldado mostrando o dedo do meio para um navio de guerra russo. Uma ilustração desse momento foi o design vencedor de um concurso online organizado pelo Serviço Postal Ucraniano, Ukrposhta. O selo intitulado “Navio de guerra russo, vão-se f*der” é uma homenagem aos soldados da Ilha das Serpentes que se recusaram a render-se às forças russas.
 

Tanques russos a ser rebocados por tratores ucranianos é outra imagem icónica da resistência da Ucrânia à invasão russa e também é imortalizada em selos, postais e centenas de memes.  
O selo “Boa noite, somos da Ucrânia!” retrata os eventos reais que ocorreram em Mykolaiv e outras regiões, quando os agricultores ucranianos levaram equipamentos russos sem usar armas, ajudando as Forças Armadas a vencer. Este selo, assim como seus antecessores, mostra a indomabilidade, destemor e engenho dos ucranianos. 
 

Este cão, de raça Jack Russel, é um herói com uma medalha presidencial. 
Patron, o cão farejador de bombas - e seu dono, Mykhailo Iliev, do Serviço de Proteção Civil - receberam uma medalha do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, em reconhecimento dos serviços prestados ao país. Patron, cujo nome significa "munição" em ucraniano, detectou mais de 200 artefactos explosivos não detonados desde o início da guerra. Com seu focinho poderoso e colete protetor, Patron tornou-se uma presença constante nos canais oficiais de mídia social da Ucrânia e um símbolo internacional de patriotismo nacional.

Sem comentários: