terça-feira, 16 de março de 2021

FR-1367900

A principal razão de coleccionar postais turísticos é conhecer locais e monumentos por esse mundo fora. Não me basta receber um postal com igreja bonita, um castelo fantástico ou, neste caso, uma ponte interessante. Tão ou mais importante é saber exactamente de onde é o postal e identificar o monumento. Isso não aconteceu neste postal e o Google Images foi mais uma vez uma grande ajuda. Não foi preciso muito para ficar a saber que esta é a Pont Saint-Bénézet, em Avignon, no sul da França. 

FR-1367900, enviado pela Mireille.
Entre 1177 e 1185 foi construída em madeira que atravessava o Ródano entre Villeneuve-lès-Avignon e Avignon. Esta ponte foi destruída quarenta anos depois, em 1226, durante a Cruzada Albigense, quando Luís VIII da França sitiou Avignon. 
A partir de 1234 a ponte foi reconstruída com 22 arcos de pedra. A ponte tinha cerca de 900 metros de comprimento e apenas 4,9 metros dee largura. A ponte foi abandonada em meados do século XVII, pois os arcos tendiam a colapsar cada vez que o Ródano inundava, tornando a sua manutenção muito cara. Dos 22 arcos originais, apenas restam quatro. Para além dos arcos, encontram-se também preservadas a casa do guarda, no final da ponte e a Capela de São Nicolau, que se pode ver no postal.  Foi construída na segunda metade do século XII, mas desde então foi substancialmente alterada. 
No lado de Villeneuve-lès-Avignon existe ainda a Tour Philippe-le-Bel, que também fazia parte da ponte.
Em 1995, a ponte, juntamente com o Palácio dos Papas e a catedral de Notre-Dame des Doms, foram classificados como Património Mundial.

Sem comentários: