terça-feira, 9 de março de 2021

Monthly Fav. Surprise RR * Fevereiro '21

Os postais de Fevereiro chegaram cá num instante e vieram da Alemanha, Bélgica, Holanda e Rep. Checa.

www.papersisters.de
A Nadine viu este postal nos meus favoritos e fez o favor de mo enviar. É então um novo postal para a colecção Happy from .... No futuro, se eu quiser contar aos netos que não vou ter,  sobre estes dias que vivemos, posso mostrar-lhes este postal. Em poucas palavras dá uma ideia do que é esta pandemia. Confinamento, máscaras, desinfectante, distância social, quarentena, escola e trabalho em casa, são agora palavras e expressões muito familiares e o uso correto de todas essas coisas ajuda na luta contra este vírus.
Os postais importam ainda mais nos dias de hoje e isso é bem verdade. Receber e enviar postais tornam estes dias um bocadinho mais fáceis de suportar. Se não fosse o postcrossing, e também as cartas, os dias  de confinamento seriam ainda mais chatos.

Eu não associo a Bélgica ao mar, mas o país é banhado pelo Mar do Norte e seu litoral tem uma extensão de 66 km.
O postal foi enviado pela Karina e que escreveu muito obrigado para o carteiro em Português. Fofo, não é?

A Annerie enviou-me um postal muito bonito mas que é repetido. Já o tinha recebido como oficial há quase um ano.
O De Zaandplatte, em Ruinen, foi construído em 1964 e está classificado como um Rijksmonument (património nacional da Holanda).
O moinho original foi construída em Echten em 1866 para a família Van Holthe. Em 1964, foi reerguido em Ruinen. Foi usado como uma casa de férias mas foi-se degradando ao longo dos anos. Em 1989, a Stichting Vrienden van der Ruinen Molen (Sociedade dos Amigos do Moinho em Ruinen) foi criada para o preservar.
Em 1993, o moinho foi vendida para o Gemeente Ruinen, que a possuí até 1995, quando a propriedade foi transferida para a Stichting Vrienden van der Ruinen Molen.
A restauração do moinho para o seu pleno funcionamento começou em 1995 e foi oficialmente inaugurado em 1996.

A Radana disse que existem apenas alguns moinhos na República Checa e de facto acho que nunca tinha visto postais de moinhos  checos. Este é o meu primeiro de lá.
Não consegui encontrar muito sobre este moinho e a informação no verso do postal estão escritas em Checo, mas com a ajuda da minha correspondente Zdenka, que me traduziu o texto, agora sei um pouco sobre este moinho em Premyslovice, um das aldeias mais antigas da região da Morávia. O moinho, de estilo holandês, foi construído em 1884 no mesmo local do moinho original que se incendiou. Foi utilizado até 1945. Em 1965 foi classificado como Monumento Técnico Nacional. Foi reconstruído e agora é uma propriedade privada.

Sem comentários: