sexta-feira, 12 de março de 2021

Estuário do Sado

Reserva Natural do Estuário do Sado ocupa uma área total de 23.160 hectares, integrados nos concelhos de Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola e Palmela.  O estuário forma-se próximo de Alcácer do Sal, zona húmida muito fértil onde a paisagem é marcada pelos arrozais, cultivados em tabuleiros. 

© AVS Multimédia
Uma das imagens associadas a esta paisagem são os ninhos de cegonhas-brancas, empoleirados nas torres das igrejas ou nos postos de eletricidade. Este pássaro elegante, escolhe sempre os lugares mais altos para nidificar e é uma das mais de 200 espécies de aves que procuram o Estuário do Sado, que para sua proteção foi declarado Reserva Natural e zona de proteção especial.

© AVS Multimédia
A fauna é rica e diversificada, sendo uma das zonas húmidas mais importantes do país. Na Reserva Natural estão registadas 261 espécies de vertebrados, das quais 8 são anfíbios, 11 são répteis, 211 são aves e 31 são mamíferos. O estuário é uma importante área de invernada para várias espécies de aves e de nidificação para outras. Alberga ainda a única comunidade residente de golfinhos, roazes-corvineiro, em território português. - inhttps://www.museubiodiversidade.uevora.pt

© AVS Multimédia
Muito rica naquilo que a natureza oferece para o Homem transformar, a área protegida inclui montado de sobro de onde se extrai a cortiça, os pinhais, que dão o pinhão transformado por mãos sábias em doces regionais muito apreciados, e as salinas, hoje desativadas, mas que ao longo dos séculos tiveram grande importância económica. 

© AVS Multimédia
Testemunho de uma indústria muito antiga são os tanques de salga de peixe que poderá visitar em Troia, nas ruínas romanas. - in: https://www.visitportugal.com
 

Sem comentários: