domingo, 15 de novembro de 2020

Castro Marim

Para inaugurar a minha nova caixa de correio a Ninocas enviou-me este belo postal de Castro Marim. Ela não sabia mas estava nos meus favoritos!! 
 
No estuário do vale do rio Guadiana emerge a pequena Castro Marim, a 5 km's de Vila Real de Santo António. 
Historicamente foi uma região importante para proteger a costa sul de Portugal – outrora uma ilha longa que defendia a barra do Guadiana e dominava todo o estuário. 
Após a conquista muçulmana da Península Ibérica (VIII), os mouros dominaram a região até 1242 – altura em que o mestre da Ordem de Santiago, Paio Peres Correia, conquista Castro Marim para Portugal.
 

 © Edição Vistal * Foto ©, Art & Concept: Gustav A. Wittich

O imponente castelo medieval de Castro Marim, de frente para a espanhola Ayamonte, foi erguido por Dom Afonso III (século XIII) e fortificado por Dom Dinis.  Como o vemos hoje em dia resulta de reformas no século XVII, durante a Guerra da Restauração. 
Foi a primeira sede da Ordem de Cristo (1319), a organização sucessora dos Cavaleiros Templários em Portugal. Nesta altura, Castro Marim era um bom porto cobiçado por piratas e corsários berberes.
No século XVIII, o Marquês de Pombal cria a cidade de Vila Real de Santo António que acelera o declínio de Castro Marim.
Fora do castelo, na sua proximidade, foi erguida uma elegante igreja sobre a antiga ermida dedicada à Nossa Senhora dos Mártires, a mando de Lopo Mendes de Oliveira, comendador da Ordem de Cristo – reformada no século XIX. - in: https://discoverportugal2day.com

Sem comentários: