segunda-feira, 24 de junho de 2019

ZA-143532

Se me perguntassem qual é a língua da África do Sul, eu responderia Inglês. Apesar de não ser uma resposta errada, seria muito incompleta. Para além do Inglês, na África do Sul falam-se outras 10 línguas oficiais. Este monumento em Paarl homenageia uma dessas línguas, o Africânder. 

Photograph: Gerald Hoberman
ZA-143532, enviado pela Margaretha.
A língua Africânder, falada principalmente na África do Sul e na Namíbia, originou-se como um dialecto holandês, trazido para a área do Cabo por colonos da Companhia Holandesa das Índias Orientais no final do século XVII.
Com o tempo, o Africânder evoluiu para uma língua distinta, com fortes influências de outras línguas africanas, como Khoikhoi, Nguni e Sotho, além de outras línguas europeias, como Francês e Português. O design do monumento reflecte essa progressão.
A língua Africânder ficou intimamente entrelaçada com a história política da África do Sul, especialmente depois da guerra anglo-boer de 1899-1902, quando houve um forte impulso para estabelecer o Inglês como a linguagem do intelecto. Em resposta a isso, foram criadas organizações para promover o Africânder e a cultura africânder. Em 1925, foi reconhecido como uma língua oficial com a sua própria identidade africana, separada do seu pai holandês. No entanto, a palavra mais famosa da língua tornou-se “apartheid”, que significa “separação”, após a política de segregação racial em meados do século XX. O próprio Africânder chegou a ser associado à supremacia branca, e foi envolvido em controvérsias durante toda a segunda metade do século.
O monumento projectado por Jan van Wijk é um tributo de granito a essa história tumultuada. O monumento foi inaugurado em 1975, 50 anos após o idioma ter sido oficializado.

Sem comentários: