quinta-feira, 20 de junho de 2019

Pandas gigantes - China

Se houver uma lista dos animais mais fofos do mundo, os pandas gigantes estarão com certeza no top 10. São dos animais mais fofos mas também dos mais ameaçados, existem apenas cerca de 2000 na natureza. 

Se por acaso forem à China e quiserem ver estes animais, o melhor é visitar os Santuários do Panda-gigante em Sichuan. 
Estes Santuários são a casa de mais de 30% dos pandas do mundo. Cobre mais de 924.500 ha, com sete reservas naturais e nove parques cénicos nas Montanhas Qionglai e Jiajin.
Os santuários constituem o maior habitat contínuo ainda existente do panda-gigante, uma reliquia das florestas paleo-trópicas do Período Terciário. É também o mais importante sítio para reprodução captiva do panda-gigante.
Estão classificados como Património Mundial desde 2006.

CN-793635, enviado pela Julie.
Os pandas gigantes caracterizam-se por terem o pêlo preto e branco, são delicados e afáveis e com olhos pretos meigos, conquistaram a simpatia das pessoas em todo o mundo. O panda gigante é um importante representante da amizade entre os povos, apoiando as actividades diplomáticas da China.
Após a fundação da República Popular da China em 1949, os pandas gigantes só podiam sair do país em 3 situações: serem oferecidos pela China a um outro país, serem emprestados para espectáculos, ou para intercâmbio e cooperação científica e tecnológica. Depois de 1982, a China cancelou as ofertas de pandas gigantes para países estrangeiros, assim como empréstimos destes animais para espectáculos. De momento, os pandas gigantes só deixa o país para intercâmbio e cooperação científica e tecnológica. Geralmente cada panda gigante só pode estar fora do seu habitat natural por um período não superior a 10 anos. No caso de haver crias nascidas no estrangeiro, e depois dos 3 anos de idade, são obrigados a regressar à China. 

Em 1961, o Fundo Mundial para a Vida Selvagem consagrou o panda gigante como a sua marca, tornando-se assim o símbolo mais importante da conservação da vida selvagem. - in: https://www.macaupanda.org.mo/p/fun/detail.aspx?id=8d991405-06f1-444f-ad06-8ac91d91e811

Sem comentários: