terça-feira, 4 de junho de 2019

Jardins e Castelo de Kroměříž - Rep. Checa

A Rep. Checa tem 12 locais classificados como Património Mundial e em 2014 eu visitei 7 deles, quer dizer, 6, não cheguei a entrar no 7º, apenas vi as traseiras da Villa Tugendhat. Os jardins e o castelo de Kroměříž não entraram no meu roteiro, não porque não quisesse ir até lá, apenas porque não dava para ir a todo o lado.
Estes postais foram enviados pelo Milan e pelo Emil. 

Este conjunto formado pelo castelo arquiepiscopal, um jardim adjacente e outro jardim nas proximidades, está localizado no centro histórico da cidade de Kroměříž, na região de Zlín.
Os jardins e castelo de Kroměříž são um exemplo excepcionalmente completo e bem preservado de uma residência aristocrática barroca europeia e seus jardins.

CZ-1568876, enviado pelo Emil.
A primeira residência do local foi fundada pelo bispo Stanislas Thurzo em 1497. O prédio tinha um estilo gótico, com um toque de renascentista. Durante a Guerra dos Trinta Anos, os castelo foi saqueado pelo exército sueco em 1643. 
Já em 1664, um bispo da poderosa família Liechtenstein encarregou o arquiteto Filiberto Lucchese de reconstruir o palácio em estilo barroco. O trabalho principal de Lucchese em Kroměříž é o Jardim do Prazer em frente ao castelo. 
Depois de o castelo ter sido destruído por um incêndio de grandes proporções em 1752, o bispo Hamilton encarregou dois artistas imperais importantes, Franz Anton Maulbertsch e Josef Stern, de irem ao castelo e decorarem os salões do castelo com o seus trabalhos. Além das suas pinturas, o castelo ainda possui um coleção de arte, geralmente reconhecida como a mais fina do país, a qual inclui a última pintura mitológica de Ticiano, A Punição de Marsias. A maior parte da coleção foi adquirida pelo bispo Karel em Colónia, em 1673. O palácio também contém um arquivo musical extraordinário e uma livraria com  33.000 volumes. - in: wikipédia

Sem comentários: