segunda-feira, 17 de junho de 2019

Suomenlinna - Finlândia

De Estocolmo fui para a Finlândia e fui num barco igual, ou parecido, ao que está no 1º postal, um ferry da Viking Line. No entanto não fui para Helsínquia, fui para Turku. A viagem durou toda a noite, saímos de Estocolmo às 20 da noite e chegámos a Turku por volta das 7 da manhã. 
Depois da visita a Turku, eu a minha amiga Anne seguimos para Helsínquia, onde no dia seguinte encontrámos a Heidi e a Anna-Maria. Foi um dia muito bem passado com visita a algumas atracções da cidade, compra e assinatura de postais. O 1º destes foi o que eu enviei para mim e foi também assinado por elas.
Uma das atracções da cidade é a Fortaleza de Suomenlinna e sendo um local UNESCO, é claro que fez parte do meu roteiro.  

Photographed and published by Janne Harala Tmi
Suomenlinna é uma fortaleza marítima construída a partir de 1748 num grupo de 6 ilhas pertencentes ao distrito de Helsínquia. O trabalho foi supervisionado pelo Almirante Sueco Augustin Eherensvärd (1710-1772), que adaptou as teorias de Vauban às características geográficas muito especiais da região.

A paisagem e a arquitectura da fortaleza foram moldadas por vários eventos históricos. Serviu para defender três diferentes Estados soberanos ao longo dos anos: o Reino da Suécia, o Império Russo e, mais recentemente, a República da Finlândia.
A fortaleza cobre uma área de 210 ha e é composta por 200 edifícios e 6 km de muralhas defensivas. 
O objectivo da fortaleza era originalmente defender o Reino da Suécia contra o Império Russo e servir como uma base militar fortificada, completa com uma doca seca. 

FI-734641, enviado pela Terhi.
Bancos de areia, quartéis e vários outros edifícios foram adicionados durante o período russo do século XIX. O sistema defensivo foi adaptado para atender às exigências de uma fortaleza moderna e desenvolvido no século XIX, utilizando equipamentos de fortificação contemporâneos.

Após a independência da Finlândia em 1917, a fortaleza passou a chamar-se Suomenlinna (ou Fortaleza da Finlândia) e serviu como guarnição e porto. O papel militar da fortaleza diminuiu após a Segunda Guerra Mundial e, em 1973, a área foi convertida para fins civis. Desde então, os edifícios foram renovados para servir como apartamentos e espaços de trabalho, para abrigar serviços privados e públicos e para fins culturais.

Sem comentários: