sábado, 17 de dezembro de 2016

AT-298953

Não sei bem porquê mas interesso-me muito pela Segunda Guerra Mundial. Tenho alguns postais com reproduções de fotos dessa triste época e este é agora um dos meus favoritos. 
A foto é de 1947 e mostra os destroços de um avião em frente ao Reichstag em Berlim.

© KARTENEDITION PAWLOWSKI SOUVENIRS & POSTKARTEN BERLIN
AT-298953, enviado pela Leni.
O edifício do Reichstag foi concluído em 1894. Ao longo do século XX sofreu vários danos. Em 27 de fevereiro de 1933, em circunstâncias misteriosas, o Reichstag sofreu um incêndio que destruiu parte do seu interior e a cúpula. 
O edifício, que nunca foi totalmente reparado desde o incêndio, foi ainda mais danificado por ataques aéreos. Durante a batalha de Berlim em 1945, tornou-se um dos alvos centrais para o Exército Vermelho  devido a seu significado simbólico.
Depois de ser destruído na guerra, foi reconstruído entre 1961 e 1971 mas segyindo uma forma simplificada sem a cúpula, de acordo com planos de Paul Baumgarten. Após a reunificação alemã, o Bundestag alemão decidiu usar novamente o edifício como sede do Parlamento.
Entre 1994 e 1999, o Reichstag foi redesenhado e expandido pelo arquitecto britânico Sir Norman Foster como um edifício do Parlamento moderno, mantendo suas dimensões extensas e históricas. A cúpula de vidro acessível, que inicialmente gerou muita controvérsia, tornou-se desde então um dos marcos de Berlim.

Sem comentários: