segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Catedral de Oura - Japão

Já não recebi postais de novos locais UNESCO desde Novembro. Se o último de 2018 veio de Itália, o primeiro de 2019 veio do Japão. O postal foi enviado pela Akiko.
A Catedral da Oura é um dos doze Locais Cristãos Escondidos na região de Nagasaki. Estes locais religiosos foram adicionados à lista do Património Mundial da UNESCO no ano passado.
Estes locais são um testemunho único de uma tradição cultural alimentada por cristãos escondidos na região de Nagasaki que secretamente transmitiram a sua fé durante o período de proibição entre os séculos XVII e XIX.

O edifício actual desta catedral gótica data de 1879. A pequena igreja de madeira terminada em 1864, Em 1863, foi mandada construir por dois padres franceses que chegaram a Nagasaki com a intenção de construir uma igreja em honra aos Vinte e Seis Mártires do Japão, nove padres europeus e dezassete cristãos japoneses que foram crucificados em 1597. 
A 17 de Março de 1865, logo depois da finalização da catedral original, o padre Petitjean viu um grupo de pessoas em pé na frente da catedral, que lhe pediram para abrir as portas. Enquanto o padre se ajoelhava no altar, uma idosa do grupo aproximou-se dele e disse: "Nós temos o mesmo sentimento em nossos corações como tu. Onde está a estátua da Virgem Maria?" Petitjean descobriu que essas pessoas eram da aldeia vizinha de Urakami e que eram Kakure Kirishitans (cristãos escondidos), descendentes dos primeiros cristãos japoneses que se enconderam após a Rebelião de Shimabara na década de 1630. Uma estátua branca de mármore da Virgem Maria foi importada da França e erguida na igreja para comemorar este evento. O revelo de bronze no pátio da igreja mostra a cena memorável da descoberta. Em pouco tempo, dezenas de milhares de cristãos clandestinos deixaram de ser esconder na região de Nagasaki. - in: wikipédia

Sem comentários: