segunda-feira, 23 de maio de 2016

Castelo de Gediminas - Lituânia

Não comprei muitos postais na Lituânia, eram caros, mas dos que comprei, nenhum é do castelo e nem sequer vi nenhum. Talvez a Evelina tenha decidido enviar-me este postal por ter visto que não tinha nenhum do castelo de Vilnius. 

Diz-se que Castelo de Gediminas  foi construído quando o Duque da Lituânia, Gediminas, teve um sonho profético. Este pequeno mas poderoso castelo resistiu a  numerosos ataques cruzados. Agora Vilnius é impensável sem ele, e a torre do castelo tornou-se um símbolo não só da capital, mas também da Lituânia. Não é de estranhar que este edifício em tijolo vermelho, com vista para o magnífico panorama da cidade, seja uma das atracções mais visitadas de Vilnius. 

Photo: Laimonas Ciunys
É castelo é claramente visível a partir de qualquer lugar da cidade. O castelo foi mencionado pela primeira vez em 1323. Durante o reinado de Gediminas, o Castelo não era apenas um centro político do Grão-Ducado da Lituânia, mas também parte do complexo defensivo. 
A 1 de Janeiro de 1919, após a restauração do estado da Lituânia, a bandeira da Lituânia foi içada oficialmente pela primeira vez na torre do Castelo de Gediminas.

Sem comentários: