segunda-feira, 30 de abril de 2018

Igrejas em Valladolid - Espanha

Estive em Valladolid há uns anos com o Miguel e a Joaninha, durante a nossa road trip em terras espanholas, à qual demos o nome de "Rota Dourada". Lembro-me de ter visto a Igreja de Santa Maria de la Antigua mas a da Madalena não vi de certeza. Outra coisa que não vi foram postais. Devia ser a hora da sesta, pois as lojas estavam todas fechadas. 


© FISA - ESCUDO DE ORO, S. A.
A Igreja de Santa María de La Antigua, fundada pelo Conde Ansúrez no século XI, é um templo que se destaca pela sua elegância e beleza e é um dos símbolos mais conhecidos de Valladolid.
La Antigua sofreu inúmeras modificações ao longo dos anos, o que só contribuiu para o seu charme. Do século XIII, preserva a torre e o pórtico do estilo românico.
A igreja actual, em estilo gótico, substituiu a antiga igreja no século XIV. Em meados do século XVI, o famoso Rodrigo Gil de Hontañón reforçou-o com novos arcobotantes e contrafortes, devido ao seu estado arruinado. A última restauração foi realizada de 1900 a 1952 dando-lhe a aparência actual.

© FISA - ESCUDO DE ORO, S. A.
Igreja Magalena foi mandada reconstruir em 1566 por Dom Pedro de la Gasca, vice-rei do Peru e bispo de Palencia e Sigüenza, como um panteão fúnebre. A igreja foi projectada por Rodrigo Gil de Hontañón e construída por Francisco del Río. Tem uma nave única e espaçosa com uma cabeceira sob abóbadas estreladas e um retábulo, obra de Esteban Jordán, que também fez o túmulo, esculpido em alabastro, do Bispo Fundador.
A fachada principal renascentista, ladeada por uma torre, é presidida pela imagem de Maria Madalena e pelo monumental e nobre escudo de seu promotor.

Sem comentários: