quarta-feira, 4 de abril de 2018

Carrasqueira

No post anterior disse que o Paulo me tinha enviado um dos postais de Idanha-a-Velha há uns dias mas esse postal não foi o único a chegar. Para além desse chegaram mais uns 200, possivelmente mais, ainda estou a fazer a contabilidade. A maior parte deles são de Portugal e também há alguns de Espanha e de outros países. Nos próximos dias vou mostrar alguns. Agora ficam aqui estes dois da Carrasqueira, uma aldeia do concelho de Alcácer do Sal que se encontra inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado.

O Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos locais mais visitados no concelho. Esta obra-prima da arquitectura popular, erigida nas décadas de 50 e 60, é única na Europa e está construída em estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ponto de atracção turística, o cais continua, ainda, a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar. - in: http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/turismo/o-que-visitar/cais-palafitico-da-carrasqueira/

Construídas com caniços e madeira, as cabanas de colmo que ainda hoje podemos ver em grande número na Carrasqueira fazem lembrar as vidas difíceis dos trabalhadores rurais, dos pescadores e dos salineiros que em tempos habitaram os vastos terrenos da Herdade da Comporta.
Estas construções surgiram da necessidade de alojar os trabalhadores da herdade e tinham um carácter de abrigo provisório. Os proprietários dos terrenos não permitiam aos seus funcionários edificarem habitações em materiais mais sólidos e duradouros, pois isso, posteriormente, poderia dar-lhes algum direito de posse. Os trabalhadores eram, assim, obrigados a construir cabanas de colmo, cujo piso era de terra batida ou de barro.
As casas eram construídas com materiais altamente inflamáveis. Deste modo, estabeleceu-se a construção de duas cabanas com funções distintas para cada duas famílias: numa das habitações ficavam os quartos e a sala, enquanto a outra funcionava como cozinha. Esta divisão permitia evitar muitos incêndios.
 Actualmente, as cabanas de colmo são consideradas património cultural, sendo algumas delas usadas como alojamento eco-turístico. - in: http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/municipio/concelho/patrimonio/patrimonio-arquitetonico/patrimonio-arquitetonico-civil/cabanas-de-colmo-da-carrasqueira/


Sem comentários: