quinta-feira, 1 de março de 2018

Porta de Santiago - Malásia

Estou quase sem postais para mostrar e há mais de uma semana que não recebo nenhum!! Parece mentira mas é a triste realidade. 
Enquanto não chegam novos postais, faço uns repescamentos com postais que já cá chegaram há uns anos. Estes dois vieram da Malásia e ambos mostram a estrutura mais fotografada em Malaca, a  Porta de Santiago também conhecida como a Famosa. 
O 1º destes postais foi enviado pelo SLLiew e o outro é um oficial. 


A Porta de Santiago é tudo o que resta da fortaleza portuguesa, construída em 1512 sob o comando de Afonso de Albuquerque. Está situada no sopé do Monte de São Paulo e é o melhor testemunho da ocupação de Malaca pelos portugueses há 400 anos atrás.
Centenas de escravos e prisioneiros foram forçados a trabalhar na construção da fortaleza. Tinha uma fundação muito sólida, paredes espessas e blocos de pedras tirados de ruínas de palácios, mesquitas e túmulos. Com os seus canhões e as suas quatro portas, a fortaleza era sinal de medo e respeito entre as pessoas da cidade.
Mais tarde foi aumentada para incluir os montes vizinhos e assentamentos europeus nas redondezas. Os portugueses transformaram a fortaleza numa cidade cristã com edifícios que incluíam cinco igrejas, capelas, um mosteiro, um hospital, os palácios do governador e do bispo e ainda um castelo.

MY-60396, enviado pela Shyann.
Durante 150 anos, A Famosa, protegeu com sucesso a posição portuguesa em Malaca até que foi tomada pelos holandeses. Foi danificada pelos holandeses durante um ataque que a reconstruiram mais tarde, passando a chamar-lhe VOC.
A sua importância começou a desaparecer quando os ingleses se instalaram em Malaca no início do século XIX. Foi quase destruída pelos ingleses, apenas se salvou a Porta de Santiago.

Sem comentários: