quarta-feira, 14 de março de 2018

Fábrica de Tratamento de Madeira e Cartão de Verla - Finlândia

A antiga fábrica de tratamento de madeira e de cartão de Verla, situa-se no sudoeste da Finlândia. Está classificada como Património da Humanidade desde 1996. 
Não me lembro de quem enviou os dois últimos postais mas o 1º foi enviado pela Heidi e assinado durante um encontro. 

Esta fábrica consiste num moinho, a área residencial associada e centrais energéticas. Os edifícios das centrais e as casas dos trabalhadores datam principalmente da década de 1890 e do início do século XX. A propriedade é um exemplo muito bem preservado de um assentamento da indústria florestal do final do século XIX. Comunidades similares foram estabelecidas em zonas de floresta de coníferas no norte da Europa e na América do Norte, onde a madeira como matéria-prima e água como fonte de energia estava facilmente disponível.

O primeiro moinho de madeira em Verla foi fundado em 1872 e a serração dez anos depois.
 A central energética deixou de operar em 1964, e todas as máquinas e itens relacionados à produção foram deixados no moinho, tal como eram quando a produção cessou. Os edifícios e as máquinas foram cuidadosamente conservados e transformados em museu, inaugurado oficialmente em 1972.

No total existem aproximadamente 50 edifícios numa área de 23 ha. Os rápidos Verlankoski separam a área de produção da área residencial. Ao longo dos rápidos existem três centrais de energia hidráulica de três décadas diferentes, a mais nova datada da década de 1990. A residência do proprietário do moinho e um parque do final do século XIX dominam a aldeia. 

Sem comentários: