domingo, 20 de julho de 2014

Linha Férrea Rética - Suiça

Que nome mais feio para uma linha férrea, pelo menos em português não me soa lá muito bonito. Mas apesar de o nome não ser dos mais bonitos, esta linha deve proporcionar umas belas viagens de comboio, as paisagens devem ser fantásticas. Quando voltar à Suiça tenho que experimentar. 
Em 2008 esta linha passou a ser classificada como Património Mundial e é por ser um local UNESCO que o Óscar e a Doris me enviaram estes postais. 

 © photoglob Zürich
A Linha Férrea Rética (Rhätische Bahn) é a maior companhia férrea privada da Suiça. Conta com cerca de 381 kms de linhas situadas no cantão de Grisões.
Com o nome  de Linha Férrea na Paisagem da Albula e da Bernina, estão classificados 122 dos seus 381 km's, entre Thusis, Saint Moritz e Tirano, incluindo 144 pontes, 42 túneis e a paisagem circundante.
A linha localiza-se em território suiço e italiano, assim sendo, é um património compatilhado pelos dois países.

Este é um exemplo notável da utilização da ferrovia para superar o isolamento dos povoados nos Alpes Centrais no início do século XX e  ao mesmo tempo criar um impacto sócio-económico duradouro na vida das populações de montanha. 

Sem comentários: