domingo, 27 de julho de 2014

Castelo de Caernarfon - País de Gales

Na passada quinta-feira conheci o Paulo, um coleccionador de postais com quem troquei algumas vezes. Passou pela Guarda a caminho do Alentejo e quis fazer-me uma oferta, nada mais, nada menos que mais de 200 postais. Ah pois é!! Este foi um deles e é talvez o meu preferido. Para além da oferta fantástica, foi muito agradável passar a tarde com ele e a família e mostrar-lhes a cidade. 
Como disse, os postais são mais de 200 e são demasiados para mostrar todos, hei-de ir mostrando alguns nas próximas semanas.
Este é o castelo de Caernarfon, no noroeste de Gales. Antes deste castelo já existia no local um castelo de mota (fortificação medieval precursor dos castelos de pedra da Idade Média) e foi em 1283 que Eduardo I o substituiu pelo actual castelo. 
O castelo e a cidade foram o centro administrativo do norte de Gales e em consequência disso foram construídas defesas em grande escala. 
Houve uma ligação intencional com o passado romano do Caernarfon  o forte romano de Segontium está perto  e as paredes do castelo são uma reminiscência das muralhas de Constantinopla. 

CADW Welsh Historic Monuments
Apesar da aparência externa do castelo dar a sensação de estar quase completamente construído, muitos dos edifícios interiores não sobrevivem, e muitos dos planos de construção nunca foram acabados. A cidade e o castelo foram saqueados em 1294 quando Madog ap Llywelyn liderou uma rebelião contra os ingleses. Caernarfon foi recapturado no ano seguinte. Durante a revolta de Glyndwr de 1400 – 1415, o castelo foi cercado. Quando a dinastia Tudor, subiu ao trono inglês em 1485, as tensões entre galeses e ingleses começaram a diminuir e os castelos começaram a ser considerados menos importantes. Como resultado, o Castelo de Caernarfon foi entrando em estado de ruína.
Apesar de degradado, durante a Guerra Civil Inglesa o castelo foi tomado pelos monarquistas e foi sitiado três vezes pelas forças Parlamentaristas. Esta foi a última vez que o castelo foi usado na guerra. Castelo de Caernarfon foi negligenciado até o século XIX, quando o estado financiou o seu restauro.
Em 1911 foi usado para a investidura do Príncipe de Gales e o mesmo tornou a acontecer em 1969. 
Está classificado como Património Mundial da Humanidade, integrado no sítio Castelos-fortes e Fortificações do Rei Eduardo I no Antigo Principado de Gwynedd. 

1 comentário:

PAULO OLIVEIRA disse...

Ola Marta. Sim foi uma tarde muito agradavel. Conhecemo-nos pessoalmente e trocamos postais e conhecimento sobre tudo o quem a ver com o coleccionismo e historia.

A minha familia também gostou muito e foi importante conhecer tambem a cidade da Guarda. Obrigado por tudo.
Paulo