sábado, 23 de junho de 2012

Santuário de Nª Srª dos Remédios

Ainda há pouco aqui deixei um postal do Santuário da Sª da Peneda e agora tenho o Santuário de Nª Sª dos Remédios em Lamego. Já fui umas poucas de vezes a este santuário, a última vez o ano passado. É de facto muito bonito e um dos belos locais do nosso país. Curiosamente, o postal foi enviado de um outro país, a Finlândia. Foi enviado pela Heidi que há umas semanas passou por lá. Veio uns dias antes do Encontro Internacional em Lisboa e andou a passear por Portugal com a Kati. Estiveram na Guarda e como iam seguir para Braga, sugeri-lhes que fizessem uma paragem em Lamego e elas assim fizeram.
Como disse, o postal foi enviado pela Heidi e foi assinado por alguns postcrossers o fim-de-semana passado durante um encontro em Jyväskylä.  

 © Objecto Anónimo, Lda

O santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, começou a ser construído em 1750, para ser terminado em 1905, ocupando o monte onde existiu desde o século XIV, uma capela dedicada a Santo Estêvão.
 No século XVI, esta capela ameaçava ruína e foi mandada construir uma nova igreja, pelo bispo da cidade, onde foi colocada também a imagem da virgem com o menino ao colo.
 Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e cresceu a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava de ajuda, dando origem desta forma à devoção à Senhora dos Remédios.
 Este santuário, cujas festas principais de realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem a fachada do templo com marcas de estilo barroco, é ladeada por torres sineiras, no interior, o altar-mor ostenta a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.
 Os altares laterais são dedicados aos pais da virgem, as paredes são cobertas por azulejos com imagens da vida da virgem. A escadaria de acesso ao santuário, com 686 degraus, tem vários patamares onde se encontram os reis de Israel, e na base da escadaria, quatro figuras representam as quatro estações do ano. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-de-nossa-senhora-dos-remedios-15288

Sem comentários: