quinta-feira, 30 de junho de 2011

Imperatriz Sissi

Quem não se lembra dos filmes protagonizados por Romy Schneider e que imortalizaram a Impetratriz Sissi? Eu lembro-me de ser muito pequena e ter visto alguma coisa na televisão. Lembro-me dela sempre muito bonita e feliz mas na verdade, Sissi, era bastante diferente do que se viu nos ecrãs.




Elisabeth da Baviera (nome de baptismo: Elisabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn), mais tarde Elisabeth da Áustria, nasceu a 24 de Dezembro de 1837 em Munique a morreu em Genebra a 10 de Setembro de 1898. Foi a imperatriz consorte da Áustria e a rainha consorte da Hungria devido ao seu casamento com o imperador Francisco José I. Era conhecida como Sissi da Áustria e Hungria.



O encontro com Francisco José deu-se em 1853, quando uma tia de Sissi quis apresentar a irmã mais velha de Sissi ao imperador, contudo foi Sissi que acabou por conquistá-lo. Casaram-se em Abril de 1854 em Viena, tinha ela 16 anos e ele 24. O casamento gerou 4 filhos.


Sissi teve dificuldades em se adaptar à estrita etiqueta da corte de Habsburgo.


Sissi sofria de depressão por causa do seu casamento infeliz e da rígida vida na corte austríaca. Não tinha um bom relacionamento com a sogra, a arquiduquesa Sofia nem com a aristocracia da corte, que desprezava a sua informalidade. O marido estava quase sempre ocupado com a política do império, o que contribuiu para a sua solidão.


"Em 1860, ela deixou Viena depois de contrair uma doença nos pulmões, que presumivelmente era psicossomática. Passou o Iinverno na Ilha da Madeira e só regressou a Viena depois de visitar as Ilhas Jónicas. Algum tempo depos ficou novamente doente e foi para Corfu. Depois disso passou a usar a sua beleza para ganhar a influência do marido.


Alcançou o seu único objetivo político em 1867, quando ela e o Imperador Francisco José foram coroados Rei e Rainha da Hungria.


Sissi foi uma esposa infeliz, depressiva, vaidosa e anoréxica. Bela, dedicava três horas por dia a pentea os longos cabelos que lhe chegavam aos pés. Para manter a pele bonita, ela usava máscaras faciais feitas de morangos prensados ou dormia com bifes no rosto.


Sissi tinha uma verdadeira obsessão pelo seu peso: tinha o costume de se pesar três vezes por dia. Pesava cerca de 45kg e tinha 1,73 metro de altura, o que não é considerado actualmente saudável pela OMS.


Fazia dietas rigorosas, passando dias à base de sopa e frutas ou recusando-se a comer alimentos sólidos, que eram, como pedia aos seus criados, espremidos. Pensava que choques térmicos poderiam ajudá-la a emagrecer e, por isso, tomava banhos de vapor e, em seguida, mergulhava-se em banhos de água fria. Tinha também o hábito de coleccionar fotografias de mulheres bonitas, comparando-as consigo mesma. Por volta de 1895, foi diagnosticada com desnutrição e problemas pulmonares.


A 10 de Setembro de 1898, em Genebra, Suiça, Sissi foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni. Inicialmente, o anarquista não tinha intenção de assassinar a imperatriz, mas sim qualquer personalidade que se encontrasse na cidade.


Na manhã do dia 10, após sair do Hotel Beau-Rivage em que estava hospedada, a caminho de uma embarcação para atravessar o lago de Genebra, Sissi foi abordada por Luigi que a golpeou com um fino estilete em forma de agulha no coração. A imperatriz caiu, mas ainda assim conseguiu levantar-se aparentemente sem sentir dor alguma. Sem perceber a gravidade do golpe que sofrera, apressou-se para junto da sua acompanhante a fim de não perder o barco. Isabel da Áustria desmaiou a bordo, o barco volou ao cais e ela foi levada para o hotel onde morreu naquela tarde. O seu corpo está sepultado na Cripta Real dos Habsburgo na Igreja dos Capuchinhos, em Viena, ao lado do filho e do marido." - in: wikipédia

Sem comentários: