sábado, 18 de junho de 2011

Arte Rupeste do Val Camonica - Itália

Depois de postais unesco da Rússia, Alemanha e Aústria, agora segue-se um de Itália e também é de um local novo, Arte Rupeste do Val Camonica. O Postal foi enviado pela Marie "vykorstfantast" e mostra a rocha nº 50 em Capo di Ponte.

"A Arte Rupestre de Val Camonica constitui uma das maiores colecções de gravuras pré-históricas no mundo e foi o primeiro Património Mundial reconhecido pela Unesco em Itália (1979). Unesco reconheceu mais de 140 000 figuras, mas novas descobertas têm aumentado progressivamente o número total de incisões catalogadas, até 200 000 se não 300 000. Os petroglifos estão espalhados em toda a superfície do vale, mas concentrados nas áreas de Darfo Boario Terme, Capo di ponte, Nadro, Cimbergo e Paspardo.



As incisões foram feitas durante um período de oito mil anos, até à Idade do Ferro.

As figuras são, por vezes, simplesmente sobrepostas sem ordem aparente, mas muitas vezes aparecem em relação lógica entre elas, uma imagem de um ritual religioso ou uma cena de caça ou de luta; esta abordagem explica o regime de imagens, cada uma das quais é um ideograma que não é o objecto real, mas a sua "idéia ". Sua função é devida aos rituais comemorativos, de iniciação e propiciatório - primeiro no campo da religião, e, depois, mesmo secular - que tiveram lugar em ocasiões especiais, únicas ou periódicas. Entre os mais famosos símbolos encontrados em Val Camonica destaca-se o chamado "Rosa camuna", que foi adotada como símbolo oficial da região da Lombardia." - in: wikipédia

Sem comentários: